Exame de Colonoscopia (Hospital Metropolitano de Alagoas)

  • O que é?

    Colonoscopia é um procedimento endoscópico com objetivo de examinar todo o intestino

    grosso, avaliando a sua superfície, diagnosticando alterações e patologias. Além do

    diagnóstico, a colonoscopia poderá atuar como exame terapêutico, por exemplo, removendo

    lesões como pólipos. Para a sua realização, é necessário que o intestino esteja absolutamente

    limpo, sem nenhum resíduo fecal.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação.

    Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.


  • Etapas para a realização
    1. Marcar procedimento


    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma

    Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará

    a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de

    Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Prescrição medica para realização de consulta

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. 2: Autorização emitida pelo SISREG.

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir

    onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do

    usuário e a complexidade do caso.

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    -Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    - Comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: A Central de Regulação Estadual

    3. 3. Realizar procedimento

    3. Realizar procedimento

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar

    documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do

    SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para

    triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos

    procedimentos necessários, como: realizar exames prévios, fazer uso de medicação,

    internamento (conforme a necessidade do paciente).

    3.6 - Realizada sob sedação, é introduzida via retal uma sonda flexível com uma microcâmera,

    permitindo a realização, se necessário, de procedimentos, tais como biópsias e remoção de

    pólipos e lesões.

    Canais de atendimento

  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O Hospital Metropolitano de Alagoas é um hospital porta fechada, que não possui setor de urgência e

    emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA),

    Hospitais da Rede e Municípios através da Regulação Estadual (SISREG).


    Preparo do exame de colposcopia

    Paciente deverá iniciar o preparo dois dias antes. Na véspera, deverá tomar laxantes e manter uma

    dieta somente de carboidratos, sem proteínas. Já no dia do exame, deverá tomar uma substância para

    limpar o intestino.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento

    pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé

    do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de

    atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento

    presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas

    ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior


    a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme

    estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de

    Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: