Recebimento de doação de óleo saturado para Oficina de Saneantes no Sistema Prisional

  • O que é?

    Poucos sabem, mas além de promover a Reintegração Social dos apenados, as iniciativas da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS) têm garantido a sustentabilidade ambiental. Reeducandos que trabalham nas oficinas da Fábrica de Esperança, no sistema prisional, são qualificados pelos servidores penitenciários para transformar materiais que seriam descartados em verdadeiras obras de arte e produtos de higiene e limpeza.

    Há nove anos, uma importante ação que promove o desenvolvimento sustentável é realizada no sistema prisional alagoano. Na Oficina de Saneantes, materiais de limpeza como desinfetantes, sabonete líquido e sabão em barra são produzidos com óleo de cozinha saturado. Desde 2016, quando foi lançada a campanha “De olho no óleo”, a SERIS tem recebido doações de óleo saturado para ser reaproveitado na Oficina.

    Além de despertar a consciência ambiental, a iniciativa contribui para diminuir a poluição dos mananciais e higiene dos internos. Vale lembrar que um litro de óleo é capaz de poluir até um milhão de litros de água


  • Quem pode realizar?

    Empresários e comerciantes;

    Sociedade em geral;

    Requerimentos

    Compromisso com a sustentabilidade ambiental.

    Compromisso com a sustentabilidade ambiental.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social por telefone (82) 3315-1744, ramal 2019 ou por email seris@seris.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 1 dias

    Informações:

    Em caso de rebelião o serviço fica suspenso.


  • Etapas para a realização
    1. Entrega de óleo saturado na Fábrica de Esperança no Complexo Prisional de Maceió

    O cidadão que tiver interesse em fazer doação de óleo saturado para o Programa Fábrica de Esperança deve se dirigir ao Complexo Prisional de Maceió, no Tabuleiro do Martins, após a UFAL. Se identificar como doador de óleo para Fábrica de Esperança. Apresentar documento oficial com foto e ingressar até o prédio que será indicado na Portaria Principal do Complexo, das 8h as 14h (dias úteis). O óleo será transformado em sabão em barra, desinfetante, detergente e sabonete líquido em uma oficina que utiliza mão de obra carcerária.

    Documentos necessários

    RG, CTPS, Habilitação, Carteiras de Ordem

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Presencialmente na Fábrica da Esperança

    TELEFONE: A partir de 20 litros, entrar em contato (82) 3315 - 1090

    E-MAIL: gepl@seris.al.gov.br


  • Onde é realizado?

    Fábrica de Esperança

    fabricadeesperanca.seris@gmail.com

    (82) 3315-1090


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SERIS - Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social

    Depois de utilizar o óleo de cozinha em sua residência ou estabelecimento comercial, deixe-o esfriar. Com a ajuda de uma peneira fina retire os resíduos sólidos do óleo, e com a ajuda de um funil transfira o óleo (já frio) para uma embalagem que possa ser bem fechada, de preferência, a própria embalagem de compra do produto. Verifique bem a vedação para evitar vazamentos.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: