Seguro Desemprego modalidade Formal

  • O que é?

     É o benefício do Governo Federal ao trabalhador dispensado sem justa causa, desempregado e sem renda de qualquer natureza. O trabalhador desempregado pode solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo, confirmando no aplicativo o requerimento de mesmo número do que foi entregue pelo empregador: "SINE FÁCIL" para smartphones ou pelo "EMPREGA BRASIL" em computadores; ou ainda pelo aplicativo "CTPS DIGITAL", sem necessidade de comparecer ao Atendimento, Informações também pelo "Alô Trabalho" fone: 158. Prazo para requerer o Seguro desemprego nessa situação é de sete (07) até cento e vinte (120) dias a contar da data da demissão.


  • Quem pode realizar?

    Trabalhador dispensado sem justa causa, desempregado e sem renda de qualquer natureza, com requerimento entregue pelo empregador;

    Requerimentos

    Ser demitido sem justa causa, não ter outro emprego, não ter outra renda de qualquer natureza e não estar recebendo outro benefício. O trabalhador desempregado pode solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo, confirmando no aplicativo o requerimento de mesmo número do que foi entregue pelo empregador: "SINE FÁCIL" para smartphones ou pelo "EMPREGA BRASIL" em computadores, ou ainda, pelo aplicativo "CTPS DIGITAL", sem necessidade de comparecer ao Atendimento, Informações também pelo "alô trabalho" fone: 158. Prazo para requerer o Seguro desemprego nessa situação é de sete (07) até cento e vinte (120) dias a contar da data da demissão.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas - SRTb/AL por telefone (82) 3311-2627 ou por email cicero.pereira@economia.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo mínimo: 18 minutos

    Tempo Máximo: 20 minutos

    Informações:

    O trabalhador desempregado pode solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo, confirmando no aplicativo o requerimento de mesmo número do que foi entregue pelo empregador: "SINE FÁCIL" para smartphones ou pelo "EMPREGA BRASIL" em computadores, ou ainda, pelo aplicativo "CTPS DIGITAL", sem necessidade de comparecer ao Atendimento, Informações também pelo "Alô Trabalho" fone: 158. Prazo para requerer o Seguro desemprego nessa situação é de sete (07) até cento e vinte (120) dias a contar da data da demissão.


  • Etapas para a realização
    1. Requerer o Seguro Desemprego na Modalidade Formal com requerimento entregue pelo empregador

    O trabalhador desempregado pode solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo, confirmando no aplicativo o requerimento de mesmo número do que foi entregue pelo empregador: "SINE FÁCIL" para smartphones ou pelo "EMPREGA BRASIL" em computadores, ou "CTPS DIGITAL", sem necessidade de comparecer ao Atendimento, Informações também pelo "alô trabalho" fone: 158. Prazo para requerer o Seguro desemprego nessa situação é de sete (07) até cento e vinte (120) dias a contar da data da demissão.

    Documentos necessários

    Requerimento do Seguro-Desemprego - RSD e Comunicação de Dispensa – CD

    Documento de identificação - Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo), Carteira de Trabalho (modelo novo), Passaporte e Certificado de Reservista.

    Cadastro de Pessoa Física – CPF

    Carteira de Trabalho e Previdência Social

    Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT

    Documentos de levantamento dos depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS ou Extrato comprobatório dos depósitos emitido pela Caixa Econômica Federal

    Comprovante de Residência

    Comprovante de Escolaridade

    Canais de atendimento

    APLICATIVO-MOVEL: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.sinefacil&hl=pt_BR

    APLICATIVO-MOVEL: https://apps.apple.com/br/app/sine-facil/id1251035126

    WEB: https://empregabrasil.mte.gov.br/

    APLICATIVO-MOVEL: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: SRTb-AL - Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas - SRTb/AL

    Em caso de notificação de "Divergência de Nome/Nome da mãe/sexo/Data de Nascimento", favor enviar os documentos utilizados para requerer o Seguro Desemprego: Documento de Identificação (RG, ou CNH, ou Carteira de Conselho Profissional (OAB, CRP, CREA, etc.), CPF - Cadastro de Pessoa Física, CD - Comunicação de Dispensa, TRCT - Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; e, o Extrato Analítico ou o comprovante de saque do FGTS - Fundo de Grantia por Tempo de Serviço, digitalizados do original e salvos em pdf, para o e-mail: trabalho.al@economia.gov.br

    Para os casos de outras notificações o próprio aplicativo informa o o recurso administrativo que o trabalhador precisa cadastrar. Esse cadastro do recurso é realizado no próprio aplicativo com a necessidade de anexar documentos e aguardar análise. Prazo para requerer o Seguro desemprego nessa situação é de sete (07) até cento e vinte (120) dias a contar da data da demissão.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: