Exame laboratorial de Determinação da Turbidez da Água

  • O que é?

    Determinação da turbidez da água pelo método nefelométrico A determinação da turbidez pelo método nefelométrico, é adotado nas atividades de controle de poluição da água e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis.


  • Quem pode realizar?

    Serviço publico;

    Requerimentos

    - Os municípios participantes do programa VIGIÁGUA coletam amostras de água do sistema de abastecimento público;

    - A amostra deve ser coletada em 02 frascos: 01 estéril, para a análise microbiológica e 01 garrafa de 200 mL, para a análise físico-química;

    - A Ficha de Coleta de Amostras do GAL deve ser preenchida com os dados relativos ao ponto onde está sendo coletada a amostra e deve ser cadastrada no GAL

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 5 dias

    Informações:

    5 dias úteis após a chegada da amostra ao LACEN 


  • Etapas para a realização
    1. Agenda

     - Os municípios enviam as amostras ao LACEN acompanhadas da respectiva Ficha de Coleta;

    - Após 5 dias úteis, os laudos com os resultados das análises são liberados no GAL para impressão no próprio município. 

    Documentos necessários

    Preenchimento da Ficha de Coleta de Amostras do GAL

    Carteira de identidade

    Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Av. Castelo Branco n° 1773 - Jatiúca Telefone: (82) 3315-2708

    2. Entrega da Coleta

    Entrega da Coleta no laboratorio

    Documentos necessários

    Ficha de Coleta de Amostras do GAL

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Av. Castelo Branco n° 1773 - Jatiúca Telefone: (82) 3315-2708

    3. Resultado do Exame

    Os laudos com os resultados das análises são liberados no GAL para impressão no próprio município no endereço eletrônico . lacen https://lacen.al.gov.br/gal

    Documentos necessários

    Ficha de Coleta de Amostras do GAL

    Canais de atendimento

    WEB: https://lacen.al.gov.br/gal


  • Onde é realizado?

    Laboratório Central

    lacen.al.gov.br

    +55 82 3315-2708


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    - Os municípios participantes do programa VIGIÁGUA coletam amostras de água do sistema de abastecimento público;

    - A amostra deve ser coletada em 02 frascos: 01 estéril, para a análise microbiológica e 01 garrafa de 200 mL, para a análise físico-química;

    - A Ficha de Coleta de Amostras do GAL deve ser preenchida com os dados relativos ao ponto onde está sendo coletada a amostra e deve ser cadastrada no GAL

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
    •  

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço é gratuito para o solicitante

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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