Cirurgia ginecológica (Hospital Regional da Mata)

  • O que é?

    A cirurgia ginecológica consiste no procedimento de todas as patologias (doenças) relacionadas aos órgãos genitais (reprodutores) femininos.

    O sistema genital / reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero (corpo uterino e colo do útero) uma vagina, uma vulva.

    O útero, os ovários e as trompas se encontram dentro da cavidade abdominal na região pélvica.

    Todos os procedimentos realizados nos órgãos femininos são considerados cirurgias ginecológicas.

    A indicação do procedimento e a técnica utilizada será definida conforme o caso da paciente.

    Alguns exemplos de cirurgias:

    • Histerectomia Total
    • Cirurgia que retira totalmente o corpo e colo do útero. É utilizada no tratamento de miomas grandes e múltiplos, sangramentos sem causa aparente e alguns tipos de câncer.
    • Miomectomia
    • Cirurgia que retira os miomas uterinos no intuito de preservar o órgão e manter sua capacidade reprodutora.
    • Traquelectomia ou Conização
    • É a retirada de parte do colo do útero. Geralmente utilizada para diagnosticar e tratar lesões do colo do útero, malignas ou não.
    • Ooforectomia
    • Retirada dos ovários.
    • Ooforoplastia
    • Retirada parcial do ovário quando apresenta doenças benignas e devemos preservar o ovário e a fertilidade. (Exemplo: teratomas, endometriomas)
    • Salpingectomia
    • Retirada das trompas.
    • Salpingoplastias
    • Cirurgia em que realizamos a plástica da trompa no intuito de otimizar a fertilidade.
    • Anexectomia
    • Esse procedimento inclui a ooforectomia e a salpingectomia, ou seja, a retirada dos ovários e trompas.
    • Linfadenectomia Pélvica
    • Retirada do tecido gorduroso e dos gânglios (linfonodos) que se encontram junto com os vasos e nervos da pelve. Procedimento realizado no tratamento e no estadiamento de tumores genitais malignos, câncer ginecológico.
    • Cirurgia da Endometriose Peritoneal, Endometriose Profunda/Infiltrativa (Deep Endometriosis):
    • Procedimento em que realizamos a retirada das lesões de endometriose para alívio da dor e melhora da infertilidade. Esta cirurgia poderá ser de grande complexidade necessitando de equipe multidisciplinar.
    • Cirurgia de Prolapsos
    • Consiste na correção do prolapso do útero, da parede vaginal anterior e posterior.
    • Cirurgia de Incontinência Urinária
    • Cirurgia para tratamento e correção da perda de urina aos esforços , colocação de slings.
    • Vulvoplastias
    • Cirurgia de correção de alterações anatômicas da região vulvar.
    • Correção de Malformações
    • Correção de alterações anatômicas do útero, vagina e vulva.



  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1. Marcar procedimento


    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    - Prescrição médica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na uma Unidade Básica de Saúde (UBS)


    2. Autorizar procedimento


    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Comprovante de agendamento

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    Central de Regulação


    3. Realizar procedimento


    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, como: realizar exames prévios, fazer uso de medicação, internamento (conforme a necessidade do paciente).

    3.6-Paciente com indicação a realizar A cirurgia vascular que tem como objetivo alcançar os vasos sanguíneos ou linfáticos, promovendo a intervenção de doenças vasculares, por meio de técnicas abertas/invasivas ou não invasivas, a depender da necessidade do paciente

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Autorização para realização pela Central de Regulação

    Autorização (interna do Hospital pacientes em atendimento no hospital).


    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS

    CPF

    Comprovante de residência;

    Prescrição medica para realização do serviço

    Guia de Encaminhamento do SISREG

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Autorização (interna do Hospital pacientes em atendimento no hospital).

    Prontuário medico



    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS

    CPF

    Comprovante de residência;

    - Prescrição médica para realização do serviço

    Guia de Encaminhamento do SISREG

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    - Autorização interna do hospital( paciente em atendimento na unidade)

    Prontuário médico do paciente

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata BR 104 UNIÃO DOS PALMARES, CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br Telefones: (82) 3281 9300


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: