Tratamento de Anemias Nutricionais

  • O que é?

     Tratamento de Anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobina no sangue — substância presente nos glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias) que é responsável por transportar oxigênio pela corrente sanguínea para todo o organismo. Essa condição é resultado da carência de um ou mais nutrientes, como ferro, zinco, vitamina A, vitamina B12 ou proteínas.

    Apesar de existirem diferentes tipos, os sintomas costumam ser muito semelhantes entre eles: incluem principalmente dor de cabeça, palidez e fraqueza.

    Ao contrário do que ocorre com os sintomas, o tratamento varia muito de acordo com o tipo de anemia que o paciente apresenta. Confira:

    Anemia ferropriva

    Inclui uso de suplementos de ferro, alterações na dieta para incluir a quantidade adequada deste nutriente e, quando provocada por hemorragia, é necessário encontrar a fonte do sangramento e interromper a perda de sangue.

    Anemia perniciosa ou megaloblástica

    Uso de suplementos e aumento da ingestão de alimentos ricos em proteína, seja animal ou vegetal. Em caso de problemas na absorção da vitamina B12, talvez seja necessário tomar injeções.

    Anemia hemolítica

    Tratamento das infecções relacionadas e uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico, que pode estar atacando as hemácias do organismo.

    Anemia falciforme

    Apesar de ser um problema hereditário, é possível tratá-lo com o uso de medicamentos para dor, administração de oxigênio ou, dependendo do caso, transfusões de sangue e até transplante de medula óssea.

    Anemia aplástica

    Transfusões de sangue e transplante de medula óssea costumam ser os tratamentos mais adequados.

    Anemia do recém-nascido

    A amamentação é o melhor jeito de tratar este acometimento


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

    Cidadão e pacientes internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde

    O Usuário ter Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço, no caso pacientes em atendimento ou no caso de pacientes internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1-Pacientes atendidos no : Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, Unidade Mista Dra. Quite ria Bezerra De Melo, Unidade Mista Senador Arnon Afonso De Melo. e nas Unidades de Apoio de saude-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento de urgência medica clinica .

    2- Pacientes atendidos no HGE e UEA:

    Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. Considera-se um único procedimento mesmo que haja outras classificações do mesmo paciente.

    Ao chegar à unidade médica, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avalição irá encaminhar o paciente para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico, 

    A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc. Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a cor correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do cliente 



    Atendimento Medico

    O paciente é atendido pelo médico,que faz avaliação e encaminha para para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes. para o Tratamento de Anemias Nutricionais .

    Documentos necessários

    Cartão do SUS

    Carteira de identidade

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades de saúde da rede Estadual de saúde que realizam o serviço


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão

    hospigaf@gmail.com

    (82)-3261-2414

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com

    (82)3315-7411

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300

    Hospital Regional do Norte

    gerenteadm.hrn@gmail.com

    82 3218 8700

    Hospital da Criança

    asgovchc@gmail.com

    82 3315-6650, asgovchc@gmail.com

    Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM).

    direcaogeralhm@gmail.com

    3131-1350/1351

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

    Unidade Mista Dra. Quiteria Bezerra De Melo

    hospitalaguabranca2010@hotmail.com

    (82) 3644-1199

    Unidade Mista Senador Arnon Affonso De Melo

    umsxingo@gmail.com

    36861972


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: