Obter tratamento para pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica

  • O que é?

    Atendimento hemoterápico a pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à transfusão de hemocomponentes (hemácias, plaquetas, fatores de coagulação em pacientes com coagulopatias hereditárias) ou à sangria terapêutica.

    transfusão de sangue é um procedimento seguro e comum usado para substituir o sangue que foi perdido devido a uma grave lesão, cirurgia ou uma doença específica que impede o corpo de fazer uma oferta de sangue adequado. O tempo de transfusão varia, segundo a necessidade maior ou menor de sangue. Na Fundação Hemominas o procedimento é destinado a pacientes com hemoglobinopatia, alguns casos de coagulopatias hereditárias, quando indicados e pacientes externos. As transfusões de sangue são feitas conforme indicação médica, utilizando transfusão de componentes do sangue, como eritrócitos, plasma ou plaquetas, dependendo do quadro clínico e doença que o paciente estiver apresentando. A transfusão propriamente dita dura, no mínimo, cerca de duas horas, sem contar o tempo destinado à realização dos exames necessários (prova de compatibilidade, exames específicos realizados pela prova cruzada entre receptor e a bolsa a ser transfundida, conforme preconiza a legislação vigente). Exames laboratoriais: hemograma e, dependendo de outros hemocomponentes, coagulograma, entre outros.

    sangria terapêutica é um processo pelo qual é retirada uma quantidade de sangue do paciente (entre 400-500 ml), com a finalidade de extrair algumas substâncias do organismo. O principal objetivo é moderar o aumento da viscosidade sanguínea nas eritrocitoses (aumento das células vermelhas do sangue) e reduzir o conteúdo total de ferro nas situações de acúmulo de ferro hereditário (hemocromatose). O procedimento é bastante simples e muito seguro: o sangue retirado é descartado, a sangria terapêutica dura, no mínimo, 50 minutos. O número total de sangrias e o intervalo entre elas variam conforme o paciente e sua necessidade, o que é definido pelo médico. Como este procedimento visa ao tratamento, não pode ser utilizado para doação de sangue. Exames laboratoriais: hemograma e dosagem de ferritina, entre outros.


  • Quem pode realizar?

    Paciente que necessitam dos procedimentos Transfusão ou sangria;

    Requerimentos

    Pacientes encaminhados por médico da rede pública ou privada que diagnosticou a doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento) e que apresentem condições clínicas para realizar esses procedimentos em ambulatório. 

    os dois casos, o paciente deve procurar uma das unidades de atendimento, com a documentação necessária. É fundamental que o paciente venha com a solicitação, com data recente, feita pelo seu médico assistente, contendo diagnóstico e exames laboratoriais também recentes para o médico hematologista ou clínico geral treinado do plantão possa avaliar.

    O paciente será atendido por médico hematologista ou clínico geral, que vai avaliar seu estado e a necessidade de realização do procedimento recomendado. Muitas vezes, não é seguro que a transfusão de sangue ou a sangria terapêutica ocorram em regime ambulatorial. Nesse caso, o médico que direcionou o paciente à Fundação Hemominas será contatado e orientado sobre a unidade de saúde à qual o paciente deverá ser encaminhado. Após a avaliação, o paciente (ou responsável) assinará o termo de ciência do ato transfusional e, em seguida, será encaminhado ao setor da transfusão, onde será agendado o procedimento eletivo e feita a coleta de uma amostra de sangue para realização de prova cruzada. Depois disso, o paciente (ou acompanhante) será encaminhado ao setor de recrutamento de doadores para ser conscientizado da necessidade de providenciar voluntários à doação. O paciente deverá estar hemodinamicamente estável por ser procedimento em nível ambulatorial; em casos de urgência, o seu médico assistente deverá encaminhá-lo ao hospital de urgência de referência.

    No caso da sangria terapêutica, após a avaliação médica, o paciente será conduzido ao setor de transfusão, onde se submeterá ao procedimento, que dependerá, também, da disponibilidade de leito na unidade no momento do atendimento.

    Informações 

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 2 horas

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Ter diagnóstico confirmado para atendimento

    Paciente com diagnóstico confirmado para qualquer dos procedimentos – transfusão sanguínea ou sangria terapêutica -  deve ser encaminhado por profissionais de saúde da rede pública ou privada.

    O paciente comparece à secretaria do ambulatório das unidades da Hemominas que prestam esse atendimento com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico da rede pública ou privada que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento) e resultados de exames recentes. O paciente é avaliado por um hematologista ou clínico geral do HEMOAL

    Documentos necessários

    Prontuario do paciente

    Solicitação assinada por médico para que o paciente seja atendido (encaminhamento)

    Carteira de Identidade

    Certidão de Nascimento (para preenchimento do cadastro);

    Resultado do hemograma recente, com indicação do hemocomponente (tipo e volume/quantidade), assinado e com o carimbo do médico, além de telefone de contato do local em que realiza o tratamento e/ou do médico.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: HEMOAL - Hemocentro de Alagoas : Av. Jorge de Lima 58 Trapiche Maceió / AL 57010300 Rua Geraldo Barbosa Lima 49 vizinho ao 5ºcentro de saúde Centro arapiraca/ Alagoas 57300090


  • Onde é realizado?

    HEMOAR - Hemocentro de Arapiraca

    hemoar@saude.al.gov.br

    (82)-3521-4934/ 3522-6398

    Hemocentro de Alagoas-HEMOAL - HEMOAL

    hemoal@saude.al.gov.br

    HEMOAL SEDE: (serviço social) 3373-9628 Dispensação: 3373-9627 HEMOAL TRAPICHE: 3315-2109


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Requisitos necessários para o solicitante 

    Pacientes encaminhados por médico da rede pública ou privada que diagnosticou a doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento) e que apresentem condições clínicas para realizar esses procedimentos em ambulatório. 

    os dois casos, o paciente deve procurar uma das unidades de atendimento, com a documentação necessária. É fundamental que o paciente venha com a solicitação, com data recente, feita pelo seu médico assistente, contendo diagnóstico e exames laboratoriais também recentes para o médico hematologista ou clínico geral treinado do plantão possa avaliar.

    O paciente será atendido por médico hematologista ou clínico geral, que vai avaliar seu estado e a necessidade de realização do procedimento recomendado. Muitas vezes, não é seguro que a transfusão de sangue ou a sangria terapêutica ocorram em regime ambulatorial. Nesse caso, o médico que direcionou o paciente à Fundação Hemominas será contatado e orientado sobre a unidade de saúde à qual o paciente deverá ser encaminhado. Após a avaliação, o paciente (ou responsável) assinará o termo de ciência do ato transfusional e, em seguida, será encaminhado ao setor da transfusão, onde será agendado o procedimento eletivo e feita a coleta de uma amostra de sangue para realização de prova cruzada. Depois disso, o paciente (ou acompanhante) será encaminhado ao setor de recrutamento de doadores para ser conscientizado da necessidade de providenciar voluntários à doação. O paciente deverá estar hemodinamicamente estável por ser procedimento em nível ambulatorial; em casos de urgência, o seu médico assistente deverá encaminhá-lo ao hospital de urgência de referência.

    No caso da sangria terapêutica, após a avaliação médica, o paciente será conduzido ao setor de transfusão, onde se submeterá ao procedimento, que dependerá, também, da disponibilidade de leito na unidade no momento do atendimento.

    Informações 

    Onde eu posso me tratar?

     necessita ter critérios diagnósticos e indicação médica para sua realização, conforme preconizado

    Nos hemocentros próximos da residência e que fazem esse tipo de atendimento, desde que encaminhados por médicos da rede pública ou particular.

    Que cuidados devo observar depois dos procedimentos?

    Em caso de qualquer reação após o procedimento, tais como febre, dores, mal-estar e outros sintomas, procurar imediatamente serviço médico de urgência.

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: