Tratamento de Insuficiência Renal Aguda

Secretaria de Estado da Saúde - SESAU

Av. da Paz, 978 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-050

Contato: (82) 3315-1103/1104/1105

Email: sesau@saude.al.gov.br

Informacional

O que é?

Consiste no tratamento da Insuficiência renal aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Também chamada de lesão renal aguda,

O tratamento provavelmente será focado naquilo que está causando a insuficiência renal, e por isso poderá variar. Por exemplo, o paciente pode precisar restaurar o fluxo de sangue para os rins, parar todos os medicamentos que estão causando o problema ou remover uma obstrução no trato urinário.

 

No entanto, existem algumas recomendações que são gerais para o tratamento da insuficiência renal aguda, Mudanças na dieta, Medicamentos e Diálise

.

 

Quem pode realizar?

Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde

Requerimentos

1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

2- ter prontuário medico

3-ter prescrição médica solicitando o serviço

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

Tempo estimado para realizar este serviço

Entre 40 minutos

O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Atendimento

    Pacientes atendidos nas unidades  da Rede estadual de saúde


    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado  ao serviço de enfermagem que realiza a triagem  encaminha ao atendimento Médico  para avaliação e procedimentos 

    •  

    Atendimento Medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários,para Tratamento de Insuficiência Renal Aguda  como exames, fazer medicação, internar; conforme a necessidade do paciente.



    • No caso de ser atendido no

      Hospital Geral do Estado (HGE )e    Unidade de Emergência do Agreste( UEA )

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.

    • Atendimento Medico

    • O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico

    • O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários ao Tratamento De Insuficiência Renal Aguda , como exames, fazer medicação, internar; conforme a necessidade do paciente.

    • Encaminhamento Através do Laudo para Solicitação de Consulta Especializada;

      Exames Complementares, se Solicitados, Conforme Protocolo de Acesso;

    • O medico  prescreve para o paciente o tratamento, conforme o protocolo de acesso.

    Documentos necessários:

    • Prontuário do paciente
    • Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço
    • Cartão do SUS
    • Carteira de identidade

    Canais de atendimento:

    • presencial: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento

Outras Informações

O TEMPO ESTIMADO

O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

A realização do serviço depende da demanda.

Requisitos necessários para o solicitante 

1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

2- ter prontuário medico

3-ter prescrição médica solicitando o serviço

 

Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

 

•             O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

•             O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

•             Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

 

Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

Este serviço é gratuito para o solicitante

Este é um serviço da(o) Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato por meio do(s) telefone(s) .