Instalação de cateter duplo lúmen por punção

Secretaria de Estado da Saúde - SESAU

Av. da Paz, 978 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-050

Contato: (82) 3315-1103/1104/1105

Email: sesau@saude.al.gov.br

Informacional

O que é?

Procedimento especial de punção venosa central (veia subclavia, jugular ou outra de grande calibre) para acesso central de média permanecia, com o uso de cateter duplo lumen, com finalidade de infusão concomitante de fluidos e medicações, em caso de instabilidade hemodinamica. Inclui o cateter.

O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é confeccionado em material macio e flexível (silicone ou poliuretano), indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras. 

Com a utilização do PICC, o paciente tem menos exposição a múltiplas punções venosas e menor risco de infecção e intercorrência, quando comparado com a inserção de cateteres venosos centrais.

Sendo assim deve ser a primeira escolha para pacientes com perspectiva de tratamento endovenoso por período prolongado.

2. OBJETIVOS

 Assegurar via venosa para administração de medicação; Manter acesso venoso com menor risco de infecção;  Padronizar a instalação e manutenção do cateter de inserção periférica.

3. INDICAÇÕES

 Manter acesso venoso profundo por tempo prolongado; Administrar soluções hiperosmolares;  Administrar soluções vesicantes e irritantes.

Quem pode realizar?

Pacientes internados em unidades de saúde hospitalar sob gestão estadual

Requerimentos

Pacientes internados em unidades  de saúde hospitalar sob gestão estadual

Requisitos necessários para o solicitante 1

1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

2- ter prontuario medico

3-ter prescrição médica solicitando 

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

Tempo estimado para realizar este serviço

Em até dias

O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento

A realização do serviço depende da demanda.

Atendimento 24 horas para pacientes internos.

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Atendimento

     

    O



    • Pacientes atendidos nas unidades 

    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado  ao serviço de enfermagem que realiza a triagem e   encaminha ao atendimento Médico  para avaliação e procedimentos 


    • No caso de ser atendido no HGE e UEA  

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco

    • Atendimento Medico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente  avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames  , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente  o medico prescreve o Acesso venoso indicando  uso de cateter duplo lumen, com finalidade de infusão concomitante de fluidos e medicações, em caso de instabilidade hemodinamica. Inclui o cateter.

    É um cateter de silicone, radiopaco, de único ou duplo lúmen, de localização central através da punção de um vaso periférico, com permanência de médio em longo prazo. Todo o paciente deve ter preservada sua rede venosa principalmente a cubital. Nos casos de punção o dorso da mão deve ser a primeira escolha pelas equipes de Enfermagem e Laboratório; - O enfermeiro deve verificar junto ao médico de plantão, a necessidade de internação e manutenção de acesso venoso; - , no caso de internação com previsão de terapia endovenosa prolongada, 8.2.Nas unidades de internação e de terapia intensiva - O enfermeiro deve verificar junto ao médico do paciente e/ou plantonista a necessidade da instalação do PICC; - Após a indicação do médico,



    É um procedimento simples, com técnica asséptica, podendo ser realizado no leito do paciente, monitorizado addequadamente. A extremidade distal do cateter fica localizada na veia cava superior, mais precisamente em terço médio. As veias mais comumente usadas são a basílica e cefálica.



    A indicação do PICC é para administrar antibióticos, antifúngicos, hemoderivados, nutrição parenteral, quimioterápicos, entre outros.

    Cuidados na manutenção do cateter



    Avaliar diariamente o local do acesso: permeabilidade, sinais de infecção, fixação do cateter.

     

    Procedimento especial de punção venosa central (veia subclavia, jugular ou outra de grande calibre) para acesso central de média permanecia, com o uso de cateter duplo lumen, com finalidade de infusão concomitante de fluidos e medicações, em caso de instabilidade hemodinamica. Inclui o cateter.

    Documentos necessários:

    • Prontuario Medico
    • Solicitação medica
    • Cartão SUS
    • Carteira de identidade
    • CPF

    Canais de atendimento:

    • presencial: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento

Outras Informações

O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

A realização do serviço depende da demanda.

Atendimento 24 horas para pacientes internos.

Requisitos necessários para o solicitante 

1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

2- ter prontuário medico

3-ter prescrição médica solicitando o serviço

Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

•             O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

•             O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

•             Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

 

Este serviço é gratuito para o solicitante

Este é um serviço da(o) Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato por meio do(s) telefone(s) .