Assistência Medicamentos da Atenção Especializada - Assistência Farmacêutica

Secretaria de Estado da Saúde - SESAU

Av. da Paz, 978 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-050

Contato: (82) 3315-1103/1104/1105

Email: sesau@saude.al.gov.br

Informacional

O que é?

 Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em publicados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicadas pelo Ministério da Saúde.

 

Os medicamentos que fazem do Componente estão divididos em três grupos, com características, responsabilidades e formas de organização distintas. Estes grupos são definidos de acordo com os seguintes critérios: 

 

I - complexidade do tratamento da doença;
II - garantia da integralidade do tratamento da doença no âmbito da linha de cuidado; e
III - manutenção do equilíbrio financeiro entre as esferas de gestão do SUS.

 

 

Quem pode realizar?

Cidadão

Requerimentos

É necessário apenas estar com receita e laudos em conformidade com as normas vigentes.

Atentar para a validade das receitas e laudos

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

Tempo estimado para realizar este serviço

Entre

 Conforme agendamento e De acordo ordem de chegada

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Aagendamento

     

    Consultar-se em um serviço credenciado pelo SUS. Pegar a receita e ir até DAF ou CEAF farmácia especializada. 

    Para pegar os medicamentos da farmácia especializada será necessária a apresentação de formulários/laudos específicos além de exames realizados.

    É necessário apenas estar com receita e laudos em conformidade com as normas vigentes.

    Atentar para a validade das receitas e laudos

    Documentos necessários:

    • Solicitação medica formulários/laudos específicos além de exames realizados.• Comprovante de Endereço
    • Cartão Nacional SUS
    • RG- Identidade
    • .•Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento:

    • presencial: Endereço: Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 830 – Farol, CEP 57.055-320 Telefones: (82) 3315-2805/ 3315-2806/ 3315-6109/ 3315-6110/ 3315-6245

Outras Informações

Tempo estimado para realizar esse serviço  é conforme agendamento e de acordo ordem de chegada

Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

•             O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

•             O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

•             Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

 

Este serviço é gratuito para o solicitante

Este é um serviço da(o) Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato por meio do(s) telefone(s) .