Solicitação de revisão de pensão

Alagoas Previdência - Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas - Alagoas Previdência

Av. da Paz, 1864, Térreo, Ed. Terra Brasilis, Centro. Maceió-AL. CEP 57020-440

Contato: (82) 3315-5717

Email: ouvidoria@previdencia.al.gov.br

Informacional

O que é?

O serviço visa verificar a regularidade dos valores recebidos pelo pensionista. Geralmente a revisão da pensão é solicitada quando o pensionista suspeita que vem recebendo seu benefício de forma equivocada.

Quem pode realizar?

Pensionista ou representante legal que entenda que o valor de sua pensão está equivocado

Requerimentos

Para maiores informações contacte Alagoas Previdência - Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas por telefone (82) 3315-5717 ou por email ouvidoria@previdencia.al.gov.br

Tempo estimado para realizar este serviço

Em até 6 meses

O tempo estimado tem por base a hipótese de haver paridade ou não na pensao percebida pelo interessado, a documentação apresentada, bem como o período em que a folha de pagamento estiver aberta, o que pode aumentar ou diminuir o prazo estimado.

Etapas para a realização deste serviço

  • 1

    Abertura do processo

    Comparecimento pessoal ou por representante legal à sede da Alagoas Previdência para abertura do requerimento de revisão de pensão por morte com a apresentação da documentação necessária à análise do pleito.

    Documentos necessários:

    • Documentos do interessado: 1 – Documento de identificação com foto (cópia e original); 2 – CPF (cópia e original); 3 – Comprovante de residência dos últimos 2 meses de água, luz ou telefone (cópia e original)
    • Documentos do ex-segurado: 1 – Certidão do órgão de origem com vencimentos atualizados se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público ou Assembleia Legislativa; 2 – Último contracheque e ficha financeira se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério público ou Assembleia Legislativa; 3 – Declaração do órgão de origem contendo cargo, tempo de serviço e vantagens se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério público ou Assembléia Legislativa; 4 – Ato de aposentadoria para inativos;
    • Documento do Representante: 1 – Documento de identificação com foto (cópia e original); 2 – CPF (cópia e original); 3 - Comprovante de residência dos últimos 2 meses (original e cópia); 4 - Instrumento de Procuração Pública com poderes específicos para atuar junto ao Alagoas Previdência( 6 meses de validade). No caso de advogados, a procuração pode ser particular haja vista a fé pública conferida à profissão;

    Canais de atendimento:

    • presencial: Pessoalmente ou por meio de representante legal.
  • 2

    Consulta no DOE-AL (Conclusão do Processo)

    Consulta on-line do resultado (Ato de deferimento ou indeferimento do pleito) no site do Diário Oficial do Estado: www.doeal.com.br

    Canais de atendimento:

Onde é realizado o serviço

Outras Informações

Depois de analisado o processo por todas as instâncias no âmbito da Alagoas Previdência e Procuradoria Geral do Estado, o Diretor Presidente procederá ao Ato de Deferimento ou Indeferimento do pedido, que será publicado no Diário Oficial do Estado - DOE-AL, e que, posteriormente, deverá ser consultado pelo próprio segurado (www.doeal.com.br).

Os autos apenas estarão completos para o ato do Presidente, caso o processo esteja devidamente instruído com a documentação listada acima e não havendo necessidade de novas diligências.

 

Este serviço é gratuito para o solicitante

Este é um serviço da(o) Alagoas Previdência - Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato por meio do(s) telefone(s) .